segunda-feira, 12 de março de 2012

Efeito formiguinha

A prioridade deste espaço mostrar coisas belas, divertidas e que gerem reflexão através da pegada artística que propõem. No entanto, a semana passada me deparei com um um caso que realmente me fez parar pra pensar. Quem assitiu ao video KONY 2012 sabe do que estou falando. O maior viral da história traz à tona uma triste realidade vivida na África Central. O filme  mostra o número 1 na lista dos criminosos de guerra mais procurados do planeta, Joseph Kony, um tirano que sequestrou milhares de crianças para formar um exército de meninos soldados e meninas escravas sexuais, pelo simples motivo de exercer poder.
O video, que se alastrou velozmente pela internet, foi feito por um jovem americano e tem o intuito de tornar Kony famoso, conhecido e que force as autoridades a intensificarem as buscas e por um fim nessa história que assombra essa região por mais de 20 anos. Propõe também que as pessoas abracem a campanha STOP KONY, doem quantias para a ONG Invisible Children, comprem kits e divulguem com camisetas, pulseiras, panfletos, adesivos e cartazes.

Com a avalanche de clicks e compartilhamento do video/campanha veio também feedback disso tudo e uma série de críticas, principalmente vindas da Uganda, de ativistas, blogueiros, jornalistas que dizem que a tragédia da Uganda foi simplificada e banalizada no video, que movimentos locais não foram citados e nem mesmo o presidente, que é puro marketing para manter a ONG, que obviamente teve todos os seus kit e acessórios da campanha esgotados na sua loja virtual, que generalizou a imagem Uganda ao exército de Kony, além do intervencionismo americano!
Ora, se a criatividade e o uso da grande ferramenta internet foram explorados por esse jovem ativista americano por uma boa causa (e bota boa nisso!), não vejo problema e acho as críticas mais uma vez especulação e intrigas por puro ego.
Se o efeito for positivo, se as pessoas investirem dinheiro nisso, sairem nas ruas, se manifestarem e conseguirem uma reação dos governos favorável a por um fim nessa situação que se estende por mais de 20 anos, classificaria essa idéia como genial! Através da arte, tecnologia e inovação, a Invisible Children teria conseguido um feito jamais visto na história, e isso é relevante sim! O poder do povo (e da internet!) teria mudado grandes problemas mundias, através de movimentos pacifistas, com arte e criatividade.
Vivemos um grande momento de cooperativismo, acredito numa sociedade colaborativa e numa nova geração de pessoas que querem de fato um mundo melhor, que se importam com os outros e não só consigo mesmas...Porém o ceticismo, a pessimismo destrói qualquer boa ideia, assim como a preocupação superficial com os fatos. Se houver engajamento e força de vontade, as possibilidades de tudo isso ter um final feliz são grandes. É tudo ou nada, pode ser uma empolgação momentânea que banalizou a tragédia das crianças, como pode ser a salvação delas se for levada até o fim.


 Se o marketing pode ser usado pra fazer milhões de pessoas consumirem produtos, que muitas vezes fazem mal à saúde ou agridem o meio ambiente, e TODOS aderem a ele, porque não utilizar destas técnicas para o bem da humanidade. Já pensou se aqui no Brasil criássemos uma campanha tornando famosos ou pedindo a prisão de certos políticos, escancaradamente corruptos, será que eles permaneceriam soltos? Circulando normalmente pelas ruas? E se tornássemos isso moda, estampássemos suas caras de pau em camisetas, fazendo com que o mais desinformado e que apenas seguisse "tendências" aderisse à causa política, a soma seria maior portanto o efeito também.
Portanto creio que por mais que contenha falhas, julgar a ONG Invisible Children é uma grande mediocridade típica de uma parcela da humanidade que ainda precisa desenvolver muita percepção e sensibilidade para que o mundo que a rodeia. Como já dizia F. Pessoa:  "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena".
E se tornar "pop" a tragédia da Uganda for ajudar aquelas crianças, que venham estas campanhas!!! Que nos faz acreditar que a força do mundo está nas mãos das pessoas erradas e está na hora de mudar a polarização deste poder.







                             
Participe da grande movimentação que haverá dia 20 de abril e entenda mais aqui www.kony2012.com

2 comentários:

  1. Olá linda.
    Adorei conhecer você e seu blog.
    Visita o meu e veja o que acha...
    Quando fizer o lançamento do outro blog vc será convidada.
    Muita gente bapho pra vc clicar, risos.
    Beijos.

    http://jptrovo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O prazer foi todo meu JP!
    Adorei seu blog também e quero conhecer suas criações!
    Seja bem vindo e volte sempre!!!bjão

    ResponderExcluir