segunda-feira, 26 de março de 2012

Ribeirão na ponta do lápis!

Sexta-feira passada foi lançado oficialmente o álbum RPHQ - Ribeirão Preto em Quadrinhos,  na FNAC Ribeirão. O projeto reuniu cerca de 30 artistas, entre designers, redatores, roteiristas, quadrinistas e ilustradores numa única publicação que retrata a história e a cultura de Ribeirão, entre ilustrações, charges e histórias em quadrinhos.


Essa iniciativa chama atenção não só por apresentar o trabalho super bacana e de alto nível destes artistas da cidade, mas também por criar um documento que retrata a relação das pessoas com a cidade onde vivem e suas percepções, sob o olhar destas pessoas de sensibilidade aguçada e personalidade apaixonada. 
Pela HQRP, vemos a cidade sob um ponto de vista poeticamente crítico e ironicamente cômico, uma delícia! 

A diversidade é ponto marcante na coletânea. “Todos os artistas estão muito empolgados e felizes. Quem acessar o álbum verá de tudo, de terror a drama, passando por ficção científica e comédia, da lendária serpentina de chope à fantástica sorveteria do Geraldo, de mangá a underground”, comenta o artista Fred Nuti.

Super reconhecido e prestigiado, dá uma olhada como tava cheio lá na Fnac sexta!

Uma parte dos "culpados" da HQRP: Graziela Protti, Renato Andrade, Cordeiro de Sá, Beto Candia, Thomate e Bira.
 

Stela Crotti, gerente do Senac Campos do Jordão, que assinou o texto de apresentação da publicação; Thaís Frateschi, do Senac Ribeirão Preto e Andressa Sirino, da ComTexto Comunicação. 

 Carol e Rodrigo Cassini foram prestigiar o lançamento, e depois de 6 anos na Austrália, voltaram pra Ribeirão agora pra ficar.


Produzido pela Atomica Filmes, este projeto foi premiado pelo PIC (Programa de Incentivo Cultural) da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto e também contou com patrocínio do Senac e apoio da Thomate Cartuns, RumbaBar, Instituto do Livro, Pontão de Cultura Sibipiruna, Centro Cultural Isègun e Ideatore Comunicação. Por suas contribuições ao cenário cultural e social da cidade, o trabalho foi dedicado ao roteirista Rubem Luchetti, ao cartunista Pelicano e ao sr. Nelson Stefanelli, que voluntariamente sinaliza as ruas de Ribeirão Preto. 

Parabéns ao Cordeiro de Sá e todos os envolvidos neste projeto. E que muitos venham por aí!!!

Pra quem não tem ainda seu exemplar, baixe agora por aqui! 




6 comentários:

  1. Deve ter sido muito bom...queria ter ido! Só faltou uma foto do Tete!

    ResponderExcluir
  2. A gente aqui da RPHQ1 só pode agradecer uma matéria tão bonita, completa e carinhosa. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sempre um prazer escrever sobre o que a cidade tem de bom!;)

      Excluir
  3. Eu tava! Foi muito legal a iniciativa.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela cobertura...tá uma delícia!!!! nhammmmm

    ResponderExcluir