quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Rio é ARTE!



Com o slogan "O Rio é arte. O tempo todo. Em toda parte" a ARTRIO - Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro encerrou suas atividades com saldo positivo. Com sucesso de público e crítica, a feira consagrou quase 100 galerias do mundo todo e colocou o Brasil no circuito das grandes feiras de arte internacionais. Com participação de galerias já consagradas e a ousadia de abrir espaço para as novas e os novos artistas, a feira impressionou quem passou por lá!





Vale ressaltar o local escolhido para a feira, o Pier Mauá, que até a pouco tempo esquecido, hoje se tornou referência para grandes eventos de arte no Rio. Inspirado em outros badalados portos como o Porto Madero, em Buenos Aires e o Portt Vell, de Barcelona, os antigos armazéns do até então degradado Pier Mauá hoje tem seu potencial cultural e turístico valorizado e encanta a todos pela paisagem deslumbrante a qual está envolvido.



Realmente o Rio de Janeiro transborda arte por toda parte, da arquitetura às paisagens, das galerias às esculturas de areia. 
O Rio realmente é A cidade maravilhosa! (#amomuitoorioequeromudarpralá!)

Enseada de Botafogo -  Olhar nos meus sonhos (Awilda), Jaume Plensa

Pra quem perdeu a ARTRIO, outro movimento bem bacana está acontecendo na cidade, o OiR  - Outras Ideias para o Rio. Propositalmente, a sigla que é Rio ao contrário, propõe uma galeria de arte à céu aberto (como se já não bastassem a paisagem, as pessoas, os monumentos). Ao total serão 6 obras de artistas de prestígio internacional que nunca haviam criado para a cidade e foram convidados a propor grandes obras para a paisagem urbana do Rio de Janeiro.


Domo de Argila, Andy Goldsworthy, no Cais do Porto

O evento, que é Bienal e acontecerá até a Copa de 2016, promove intervenções inéditas em locais emblemáticos da cidade e pretende democratizar ainda mais a cultura no país. “A arte pública valoriza o espaço urbano e torna as cidades mais agradáveis ao promover a comunhão entre obra de arte e paisagem, além de despertar o orgulho das pessoas que nelas vivem”, explica o curador Marcello Dantas.
Pra quem é do Rio ou passará por lá nos próximos dias, a mostra ficará até 02 de novembro. Vale a pena conferir de perto!
Veja onde estão as obras a quais suas datas:

07/set a 02/nov
Cinelândia
Labirinto de Vidro, Robert Morris

Enseada do Botafogo
Olhar nos meus sonhos (Awilda), Jaume Plensa

Cais do Porto
Domo de Argila, Andy Goldsworthy

Parque da Madureira
Cascasa, Henrique Oliveira
19 a 21/out
Arcos da Lapa
77 milhões de pinturas, Brian Eno



Nenhum comentário:

Postar um comentário