quinta-feira, 5 de abril de 2012

Viva a sociedade colaborativa!

Não é novidade pra ninguém esse supercompartilhamento que a rede gera! Todo mundo hoje pode ser fotógrafo, videomaker, escrever, mostrar sua opinião, compartilhar gostos e preferências, e por aí vai... Hoje todo mundo produz seu próprio conteúdo. Uns mais, outros menos, mas todo mundo produz. As redes socias estão aí pra confirmar tudo isso!

Mas quero falar de algo que é fruto disso tudo, algo que vai além de simplesmente compartilhar e se expressar. O resultado dessa efervescência criativa gerou uma rede de tendências, comportamento e criou novos meios de trabalho e estilo de vida. Estou falando do colaborativismo, maior tendência hoje na internet! 

Um exemplo dos mais simples e mais conhecidos poderia ser o Wikipédia, onde todo mundo pode deixar um pouco do que sabe e criar uma grande enciclopédia de conhecimento popular.
É interessante observar como as pessoas hoje se mobilizam para coletivizar a  informação, seja em prol da sociedade, seja para se autopromover. 
Mas o bacana disso tudo é que o resultado final vem gerando uma nova forma de olhar o mundo e criando uma acessibilidade à feitos até então inimagináveis. A palavra chave é CONEXÃO!




"O todo é maior que a soma das partes"

Essa nova sociedade esta cada vez mais rica em conteúdo e possibilidades, partindo da multiplicidade de informação e projetos feitos à várias mentes. Essa tendência aparece muitas vezes associada ao termo multidão (Crowd, em inglês) e em diversas vertentes.


O crowdfunding, financiamento colaborativo, vem revolucionando o modo de viabilizar projetos. Nesse novo modelo, qualquer um pode incentivar ações culturais, esportivas, filantrópicas, etc. A pessoa faz porque gosta e se identifica com os projetos e surge uma oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco! 
Um grande exemplo é o site Catarse.

Olha um de seus mais recentes projetos que visa apoiar a coleta seletiva de lixo em São Paulo, que é mínima, porém feita em 90% por catadores nas ruas.


Pimp My Carroça 2012 // Catarse.me from Parede Viva on Vimeo.


Outra forma é o crowdsourcing, que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. 

Um exemplo é a rede ItsNoon. Com o conceito de "sol do meio dia", onde ninguém faz sombra pra ninguém e todos podem brilhar, a ItsNoon funciona assim: são criadas as chamadas criativas, onde todos os inscritos podem participar com criações e soluções para aquele tema. Os melhores e mais votados são remunerados e podem participar de algum projeto maior, como por exemplo, uma exposição. As empresas também utilizam a rede ItsNoon como fonte de pesquisa e inspiração para seus projetos.

Não poderia deixar de citar o consumo colaborativo,  que se pauta em serviços de aluguel de carros, roupas e objetos de todo tipo, trocas de pessoa para pessoa, empréstimos temporários e doação de coisas em desuso por meio de redes.

Todas estas atitudes apontam para um novo tipo de sociedade colaborativa que se desenvolve por meio da conexão e da tecnologia. 



Então o que vc tá esperando??? Junte-se a multidão e faça a diferença com o seu repertório pessoal!

2 comentários:

  1. Olá,
    Sou designer e moro em Porto Alegre, acredito muito em uma sociedade colaborativa e assim mais sustentável, tenho um projeto ainda não implementado de uma Cooperativa de Ferramenta, a idéia é compartilhar todos os objetos que não utilizamos com frequência como por exemplo furadeiras, escadas, maquina de costura, cortadores de grama e muitos outros, dessa maneira evita-se o consumo indiviual e ainda agimos sustentávelmente. A cooperativa de ferramentas também seria um local de recolhimento de doações de ferramentas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela iniciativa! É uma ótima ideia, pena que não poderei usufruir pois moro em Ribeirão Preto! Ponto pra sua cidade!

      Excluir